quinta-feira, 3 de julho de 2014

Craques da 1ª Liga: Islam Slimani



Veio da Argélia para Portugal, proveniente do CR Belouizdad, como um perfeito desconhecido, mas cedo se impôs no onze do Sporting Clube de Portugal, treinado na época passada por Leonardo Jardim, devido a quebra de forma do goleador colombiano Fredy Montero. O seu nome é Islam Slimani e é o segundo goleador da equipa "leonina" agora treinada por Marco Silva. 


COMEÇO NO WBAB 
Slimani começou no WBAB
Islam Slimani nasceu no dia 18 de Junho de 1988 na cidade argelina de Al-Jazäer, na Argélia, e começou no modesto clube argelino Widad Baladiate Aïn Benian (WBAB). Depois do seu lançamento no WBAB, Slimani foi para outro clube argelino, o JSM Chéraga, onde era um dos principais artilheiros da modesta equipa argelina. Depois de um bom desempenho no JSM Chéraga, o ponta-de-lança argelino rumou até à cidade de Argel, para assinar contrato com o clube da capital argelina - o CR Belouizdad, onde partilhou o balneário com jogadores como, por exemplo, o costa-marfinense Alex Somian, o argelino Lahmar Abbou, o ganês Sheriff  Deen ou o nigeriano Onome Sodje. Ao serviço do CR Belouizdad, Islam Slimani jogou, no total, 56 jogos e apontou 18 golos pelo clube da capital argelina. Suficiente para "dar o salto" para a Europa.                     






PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EUROPEIA 
Slimani ao lado de Bruno de Carvalho e Augusto Inácio
Na época que agora terminou, em 2013/2014, Islam Slimani chegou a Alvalade como um perfeito desconhecido a troco de uma quantia baixa no valor de 250 mil euros pelo passe do ponta-de-lança argelino. O avançado argelino, na época passada, ainda começou na Equipa B "leonina", onde foi colega de jovens jogadores como, por exemplo, Mickaël Meira, Hugo Sousa, Matías Pérez, Lewis Enoh ou Salim Cissé. No único jogou que disputou na Segunda Liga, o avançado argelino não faturou nenhum golo. Ainda assim, Leonardo Jardim apostou no ponta-de-lança argelina, para render Fredy Montero que estava lesionado e em baixo de forma desportiva, e Slimani justificou a aposta com 10 golos em 30 jogos pela equipa principal do Sporting Clube de Portugal (26 jogos no campeonato português, 2 na Taça de Portugal e 2 na Taça de Liga). Islam Slimani acabou por ser importante para o clube "leonino" conseguir garantir o segundo lugar e assim regressar à UEFA Champions League, onde não vai desde a temporada 2009/2010, quando perdeu com a Fiorentina no playoff


FIGURA DE PROA NA ARGÉLIA 
Slimani em ação pela Argélia
No que diz respeito à Seleção da Argélia, Islam Slimani regista, até ao momento, 24 internacionalizações e 12 golos pela seleção argelina, comandada pelo bósnio Vahid Halilhodzic. O ponta-de-lança argelino, de 26 anos, participou com a Seleção da Argélia na Taça das Confederações Africanas de 2013 e no Campeonato do Mundo de 2014, realizado no Brasil, onde caiu aos pés da "toda-poderosa" Seleção da Alemanha.          














A FICHA
Nome: Islam Slimani 
Idade: 26 anos 
Data de Nascimento: 18/06/1988 
Local de Nascimento: Al-Jazäer, Argélia 
Altura: 1,86m 
Peso: 75 kg 
Posição: Ponta-de-Lança 
Internacionalizações: 24 jogos - 12 golos 

TRAJETÓRIA   

2007/2008: WBAB 
2008/2009: JSM Chéraga 
2009/2010: CR Belouizdad 
2010/2011: CR Belouizdad 
2011/2012: CR Belouizdad 
2012/2013: CR Belouizdad 
2013/2014: Sporting CP (Equipa B)  
2013/2014: Sporting CP 
2014/2015: Sporting CP 

PALMARÉS

Não tem. 



Qual é a vossa opinião acerca deste grande jogador? Continuará a ser decisivo no Sporting CP? Será um elemento importante para o Marco Silva?  Comentem.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas aviso já que não aceito comentários insultuosos contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre as notícias colocadas no blog.
Por fim, peço também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o autor do blog.