segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O que é feito de... Jeffren Suárez

 

Chegou a ser considerado com uma das maiores jovens promessas que saíram da cantera de La Masía, mas nunca conseguiu mostrar a 100% todo o potencial que lhe era atribuído por todos os adeptos de futebol. Dono de uma boa capacidade de finalização, este jogador possui também uma boa capacidade de drible, tem uma capacidade técnica um pouco acima da média, tem um excelente poder de explosão a partir das alas e é um jogador bastante veloz, utilizando a sua velocidade para causar estragos nas equipas adversárias. Passou por Espanha e Portugal, mas faltou-lhe aquela estrelinha para poder vingar a 100% nos clubes por onde passou. O seu nome é Jeffren Suárez.


INÍCIO PROMETEDOR EM LA MASÍA
Nascido no dia 20 de Janeiro de 1988, na cidade venezuelana de Ciudad Bolívar, Jeffren Isaac Suárez Bermúdez deu início à sua carreira de futebolista profissional, na época de 2004/2005, quando integrou as camadas jovens do Barcelona, privando com jovens craques como, por exemplo, Pedro Rodríguez. Na temporada de passar pelos escalões jovens e pela Equipa C e B do Barcelona, Jeffren Suárez chegou à equipa principal blaugrana, na temporada de 2008/2009, jogando ao lado de grandes futebolistas como, por exemplo, Lionel Messi, Victor Valdés, Carles Puyol, Gerard Piqué, Samuel Eto'o, Thierry Henry ou Sergio Busquets, tendo sido orientado pelo experiente treinador espanhol Pep Guardiola. Ao serviço do Barcelona, Jeffren Suárez jogou, na totalidade, 83 jogos e apontou cerca de 14 golos, tendo conquistado 3 La Liga, 2 Supertaças de Espanha, 1 UEFA Champions League, 1 Supertaça Europeia e 1 Campeonato do Mundo de Clubes. Ao longo da sua permanência em Barcelona, entre camadas jovens, Equipa C, Equipa e primeira equipa, Jeffren Suárez ficou no clube blaugrana durante nove temporadas consecutivas (de 2004/2005 até 2010/2011).

      

MUDANÇA PARA PORTUGAL
Depois de nove épocas seguidas a defender as cores do todo-poderoso Barcelona, Jeffren Suárez rumou até Portugal, onde assinou contrato com o Sporting Clube de Portugal, na temporada de 2011/2012. Na sua passagem pelo Estádio de Alvalade, Jeffren Suárez privou com grandes nomes do futebol leonino como, por exemplo, Rui Patrício, Marcelo Boeck, Anderson Polga, João Pereira, Stijn Schaars, Marat Izmaylov, Matías Fernández, Diego Capel, Andre Carrillo, Hélder Postiga ou Ricky van Wolfswinkel. Como jogador do clube verde e branco, Jeffren Suárez realizou, na totalidade, 39 jogos e marcou, apenas, 5 golos, mas não venceu qualquer título desportivo de leão ao peito. Jeffren Suárez permaneceu no Sporting Clube de Portugal durante três épocas e meia (de 2011/2012 até 2013/2014).

       

REGRESSO A ESPANHA
A meio da temporada de 2013/2014, Jeffren Suárez abandonou o Estádio de Alvalade e regressou até ao futebol espanhol, onde assinou contrato com o Valladolid, partilhando o balneário com vários futebolistas como, por exemplo, Stefan Mitrovic, Daniel Larsson, Fausto Rossi, Patrick Ebert ou Manucho, tendo sido treinado, na primeira época, por Juan Ignacio Martínez. Como jogador dos espanhóis do Valladolid, Jeffren Suárez disputou, na totalidade, 47 jogos e apontou, apenas, 3 golos, mas não conquistou nenhum título por este modesto clube espanhol. Jeffren Suárez permaneceu em Valladolid durante, apenas, duas épocas consecutivas (2013/2014, 2014/2015). 

     

PRÓXIMA PARAGEM: BÉLGICA
Após duas épocas regulares no Valladolid, Jeffren Suárez viajou para a Bélgica, na época de 2015/2016, onde assinou contrato com os belgas do Eupen, privando, assim, com vários jogadores de futebol como, por exemplo, o francês Florian Taulemesse, o nigeriano George Jamabo, o camaronês Raoul Kenne, o sul-africano Ntuthuko Radebe ou o senegalês Serigne Mbaye, tendo sido treinado pelo técnico espanhol Jordi Condom. Na primeira época ao serviço do Eupen, Jeffren Suárez jogou, na totalidade, 18 jogos e apontou, apenas, 3 golos, mas não venceu qualquer título em solo belga. 

      

POUCO ESPAÇO NA SELEÇÃO DA VENEZUELA
Ao serviço da Seleção da Venezuela, Jeffren Suárez registou, apenas, 4 internacionalizações e não marcou qualquer golo, sendo que as internacionalizações foram adquiridas na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018 (Rússia) e em jogos amigáveis disputados pela seleção venezuelana. Ainda assim, Jeffren Suárez chegou a atuar pelas seleções jovens de Espanha, onde conquistou 1 Campeonato da Europa de Sub-19 em 2006 e 1 Campeonato da Europa de Sub-21 em 2011. 

 

Atualmente, com 28 anos de idade, Jeffren Suárez ainda está ligado contratualmente aos belgas do Eupen, onde já disputou, nesta temporada, 3 jogos, mas ainda não marcou qualquer golo nos relvados do futebol belga. 


A FICHA

Nome: Jeffren Isaac Suárez Bermúdez 
Idade: 28 anos 
Data de Nascimento: 20/01/1988
Local de Nascimento: Ciudad Bolívar, Venezuela
Altura: 1,76m 
Peso: 72 kg 
Posição: Extremo-Direito/Esquerdo
Clube: Eupen
Internacionalizações: 4 jogos - 0 golos


TRAJETÓRIA

2004/2011: Barcelona
2011/2014: Sporting CP
2014/2015: Valladolid
2015/2017: Eupen


PALMARÉS

3 La Liga
2 Supertaças de Espanha
1 UEFA Champions League
1 Supertaça Europeia
1 Campeonato do Mundo de Clubes
1 Campeonato da Europa de Sub-19
1 Campeonato da Europa de Sub-21


EM AÇÃO
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas aviso já que não aceito comentários insultuosos contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre as notícias colocadas no blog.
Por fim, peço também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o autor do blog.