domingo, 14 de agosto de 2016

O que é feito de... Patrick Kluivert

 

Foi um dos melhores avançados do futebol holandês e passou por grandes clubes do futebol europeu (Barcelona, Ajax ou AC Milan) e era o terror das defesas contrárias. Dono de uma excelente capacidade de finalização, este grande jogador era muito forte no jogo aéreo, graças aos seus 1,88 metros de altura, tinha uma capacidade técnica muito acima da média e possuía uma excelente capacidade de drible, bem como um enorme espírito de liderança dentro das quatro linhas. Ganhou quase tudo o que havia para ganhar no futebol, faltando-lhe, apenas, um título pela Laranja Mecânica. O seu nome é Patrick Kluivert.  


DA HOLANDA PARA ITÁLIA
Nascido no dia 1 de Julho de 1976, na cidade de Amesterdão, capital da Holanda, Patrick Stephan Kluivert começou a sua carreira no mundo do futebol, na temporada de 1994/1995, no todo-poderoso Ajax, onde privou com grandes nomes como, por exemplo, Edwin van der Sar, Frank de Boer, Danny Blind, Frank Rijkaard, Edgar Davids, Clarence Seedorf, Marc Overmars ou Nwankwo Kanu, tendo sido treinado, na primeira época no Ajax, por Louis van Gaal. Como jogador do Ajax de Amesterdão, Patrick Kluivert jogou, na totalidade, 79 jogos e marcou cerca de 40 golos, tendo conquistado 3 Eredivisie, 2 Johan Cruijff Schaal, 1 UEFA Champions League, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça Intercontinental. Patrick Kluivert permaneceu três épocas seguidas na Arena de Amesterdão (de 1994/1995 até 1996/1997). 
Na temporada seguinte, em 1997/1998, Patrick Kluivert deixou a Holanda e rumou até Itália, onde assinou contrato com o todo-poderoso AC Milan, sendo colega de equipa de grandes jogadores como, por exemplo, Paolo Maldini, André Cruz, George Weah, Leonardo, Roberto Donadoni ou Zvonimir Boban, tendo sido treinado pelo experiente treinador italiano Fabio Capello. Ao serviço do AC Milan, Kluivert jogou, na totalidade, 28 jogos e marcou, apenas, 6 golos, mas não venceu nenhum título desportivo em solo transalpino. 

     

MUDANÇA PARA A CATALUNHA
Depois do sucesso no futebol holandês e do fracasso no exigente futebol italiano, Patrick Kluivert mudou-se para Espanha, mais concretamente para a Catalunha, na época de 1998/1999, para assinar pelo também todo-poderoso Barcelona, onde partilhou o balneário com craques de nível mundial como, por exemplo, Vítor Baía, Michael Reiziger, Pep Guardiola, Luís Figo, Rivaldo, Phillip Cocu, Luis Enrique ou Sonny Anderson, tendo sido treinado, na primeira temporada, por Louis van Gaal (novamente). Como jogador dos espanhóis do Barcelona, Patrick Kluivert jogou, na totalidade, 257 jogos e apontou cerca de 122 golos, tendo conquistado 1 La Liga. O goleador holandês permaneceu em Camp Nou durante seis temporadas consecutivas (de 1998/1999 até 2003/2004).

      

DE INGLATERRA PARA ESPANHA... NOVAMENTE
Após seis temporadas consecutivas no Barcelona, Patrick Kluivert rumou até Inglaterra onde assinou contrato com Newcastle United, na temporada de 2004/2005, onde privou com nomes como, por exemplo, Shay Given, Titus Bramble, Jermaine Jenas, Laurent Robert, Craig Bellamy, Shola Ameobi ou Alan Shearer, tendo sido orientado por Sir Bobby Robson e por Graeme Souness. Ao serviço dos Magpies, Patrick Kluivert realizou, na totalidade, 37 jogos e apontou cerca de 13 golos, mas não venceu nenhum título desportivo em terras de Sua Majestade. Na época seguinte, em 2005/2006, Patrick Kluivert deixou o St.James Park e regressou ao futebol espanhol, mas para assinar pelo Valência, onde privou com grandes nomes do futebol mundial como, por exemplo, Santiago Cañizares, Miguel, Carlos Marchena, Roberto Ayala, Marco Caneira, Hugo Viana, Miguel Ángel Angulo, Pablo Aimar ou David Villa, tendo sido treinado por Quique Flores. Ao serviço do conjunto che, Patrick Kluivert jogou, na totalidade, 16 jogos e marcou, apenas, 2 golos, mas não venceu qualquer título desportivo no regresso aos relvados espanhóis. 

  

REGRESSO À HOLANDA E FIM DA CARREIRA EM FRANÇA
Na temporada seguinte, em 2006/2007, Patrick Kluivert deixou o Valência e o futebol espanhol e decidiu regressar ao futebol holandês, mas para assinar pelo PSV Eindhoven, onde privou com grandes jogadores de futebol como, por exemplo, Heurelho Gomes, Alex, Jan Kromkamp, Alcides, Manuel da Costa, Ibrahim Afellay, Vennegoor of Hesselink, Diego Tardelli ou Arouna Koné, tendo sido treinado por Ronaldo Koeman. Como jogador dos holandeses do PSV Eindhoven, Patrick Kluivert disputou, na totalidade, 21 jogos e marcou, apenas, 3 golos, mas não venceu nenhum troféu no regresso ao seu país natal. Na época seguinte, em 2007/2008, Patrick Kluivert viajou para França e assinou contrato com o Lille, onde partilhou o balneário com nomes como, por exemplo, Tony Sylva, Michel Bastos, Emerson Conceição, Adil Rami, Jean Makoun ou Kevin Mirallas, tendo sido treinado por Claude Puel. Como jogador dos franceses do Lille, Patrick Kluivert jogou, na totalidade, 14 jogos e marcou, apenas, 4 golos, mas não venceu nem um título em França. No final da temporada de 2007/2008, Patrick Kluivert decidiu colocar um ponto final na sua carreira de jogador de futebol profissional. 

       

UM DOS GOLEADORES DA LARANJA MECÂNICA
Como jogador da Seleção da Holanda, Patrick Kluivert registou 79 internacionalizações e marcou cerca de 40 golos, tendo sido um dos goleadores da Laranja Mecânica. Pela seleção holandesa, Patrick Kluivert marcou presença em grandes competições de seleções como, por exemplo, o Campeonato do Mundo de 1998 (França) e o Campeonato da Europa de 1996 (Inglaterra), de 2000 (Bélgica/Holanda) e de 2004 (Portugal). Por outro lado, pelas camadas jovens da Seleção da Holanda, Patrick Kluivert jogou no Campeonato da Europa de Sub-18 de 1993 e de 1994.

 

Atualmente, com 40 anos de idade, Patrick Kluivert é o diretor-desportivo dos franceses do Paris Saint-Germain (PSG), depois de ter sido treinador principal da Seleção do Curaçau, treinador-adjunto da Seleção da Holanda, dos juniores do Twente, do NEC e do Brisbane Roar e depois de ter sido treinador da Equipa B do Twente. 


A FICHA

Nome: Patrick Stephan Kluivert
Idade: 40 anos 
Data de Nascimento: 1/07/1976
Local de Nascimento: Amesterdão
Altura: 1,88m
Peso: 81 kg 
Posição: Ponta-de-Lança
Internacionalizações: 79 jogos - 40 golos 


TRAJETÓRIA

1994/1997: Ajax
1997/1998: AC Milan
1998/2004: Barcelona
2004/2005: Newcastle United
2005/2006: Valência
2006/2007: PSV Eindhoven
2007/2008: Lille


PALMARÉS

3 Eredivisie
2 Johan Cruijff Schaal 
1 UEFA Champions League
1 Supertaça Europeia
1 Taça Intercontinental 
1 La Liga


EM AÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas aviso já que não aceito comentários insultuosos contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre as notícias colocadas no blog.
Por fim, peço também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o autor do blog.