Avançar para o conteúdo principal

Vítor Oliveira: o "elevador" que está sempre a subir

Paços de Ferreira (1990-1991), Académica de Coimbra (1996-1997), União de Leiria (1997-1998), Belenenses (1998-1999), Leixões (2006-2007), Arouca (2012-2013), Moreirense (2013-2014), União da Madeira (2014-2015), Desportivo de Chaves (2015-2016) e Portimonense (2016-2017). Dez clubes, dez subidas com grande sucesso. Vítor Oliveira mostrou que é cada vez mais um treinador especializado em subir equipas à Primeira Liga portuguesa. Aos 63 anos de idade, Vítor Oliveira colocou o Portimonense no escalão máximo futebol nacional, o que já não acontecia à seis anos desde que o clube algarvio tinha estado na Primeira Liga na época de 2010/2011. Agora que o Portimonense vai estar entre os grandes do nosso futebol, Vítor Oliveira irá deixar o clube de Portimão e abraçar um novo projeto para continuar a ser o "elevador" que está sempre a subir. Para Vítor Oliveira é assim: ele prefere jogar para ganhar um lugar de subida do que lutar para descer na Primeira Liga, como já lhe aconteceu noutras equipas no passado. E esta façanha de Vítor Oliveira ao conseguir a décima subida à Primeira Divisão até foi alvo de destaque por parte da imprensa espanhola com o título Oliveira, o treinador milagre do futebol português: 5 subidas seguidas à Primeira, fazendo alusão, apenas, às subidas com Arouca, Moreirense, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Portimonense. A partir da próxima época, pretendentes não faltarão para que Vítor Oliveira pegue noutro clube e o leve até à Primeira Liga, tornando isto num ciclo vicioso: sobe à Primeira Liga e regressa à Segunda para outra equipa. Mas para que o sucesso da subida à Primeira Liga, Vítor Oliveira tem de ter um clube bem organizado e bem estruturado para que possa conseguir almejar tal feito e de preferência que tenha jogadores de qualidade para chegar ao topo. E com esses parâmetros há poucas equipas na 2ª Liga que possam contar com um treinador como o Vítor Oliveira. Á medida que as subidas vão acontecendo começar surgir a surgir a seguinte ideia: será que o próprio Vítor Oliveira poderia aumentar o seu número de subidas se estivesse numa 2ª Liga espanhola, Ligue 2 ou no Championship? Provavelmente nunca saberemos a resposta a esta pergunta, mas que seria mais um grande feito, caso conseguisse fora de portas, lá isso seria. Jamais, no futebol português, haverá um treinador com esta capacidade para cumprir o sonho de marcar presença na Primeira Liga que muitas equipas da 2ª Liga têm. Vítor Oliveira é único.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é feito de... Jeffren Suárez

Chegou a ser considerado com uma das maiores jovens promessas que saíram da cantera de La Masía, mas nunca conseguiu mostrar a 100% todo o potencial que lhe era atribuído por todos os adeptos de futebol. Dono de uma boa capacidade de finalização, este jogador possui também uma boa capacidade de drible, tem uma capacidade técnica um pouco acima da média, tem um excelente poder de explosão a partir das alas e é um jogador bastante veloz, utilizando a sua velocidade para causar estragos nas equipas adversárias. Passou por Espanha e Portugal, mas faltou-lhe aquela estrelinha para poder vingar a 100% nos clubes por onde passou. O seu nome é Jeffren Suárez.

INÍCIO PROMETEDOR EM LA MASÍA Nascido no dia 20 de Janeiro de 1988, na cidade venezuelana de Ciudad Bolívar,Jeffren Isaac Suárez Bermúdez deu início à sua carreira de futebolista profissional, na época de 2004/2005, quando integrou as camadas jovens do Barcelona, privando com jovens craques como, por exemplo, Pedro Rodríguez. Na temporada…

Lucas Perri colocado na rota do Sporting

De acordo com o jornal desportivo português A Bola, Lucas Perri, jovem guarda-redes brasileiro, de 20 anos de idade, que representa o São Paulo, está na mira do Sporting Clube de Portugal para reforçar o clube verde e branco na próxima temporada. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, além do clube de Alvalade, há mais três equipas europeias interessadas em contratar este jovem guarda-redes sul-americano, que é conhecido no futebol brasileiro como o novo Alisson Becker: Nápoles, AS Roma e Celta de Vigo. De referir ainda que Lucas Perri, que passou ainda pelo Ponte Preta, é considerado como uma das maiores jovens promessas do futebol canarinho

Qual é a vossa opinião acerca desta notícia? Lucas Perri poderia ser uma excelente contratação para o Sporting? Comentem.

Jubal na mira de alguns clubes portugueses

Tem qualidade para chegar a qualquer um dos três grandes? Desde que chegou ao futebol português, à duas temporadas, para jogar no Arouca, o defesa-central brasileiro evoluiu de forma muito positiva e, em Guimarães, tem sido um peça fundamental, quer para José Peseiro, quer para Pedro Martins, quando este passou pela Cidade-Berço.Ainda assim, não seria descabido se algum clube estrangeiro se antecipasse e viesse buscar este excelente jogador. 
De acordo com o jornal desportivo português O Jogo, Jubal Júnior, defesa-central brasileiro, de 24 anos de idade, que representa atualmente o Vitória de Guimarães, por empréstimo do Arouca, está a realizar uma temporada muito boa em Guimarães e o clube vimaranense poderá exercer a opção de compra do defesa canarinho. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, o Vitória de Guimarães pretende ficar com o jogador, em definitivo, e o clube vimaranense e o Arouca irão discutir uma eventual transferência para o Minho, tendo em conta que ex…