sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ronaldo Vieira: o menino bonito de Elland Road

Rio Ferdinand, Harry Kewell, Paul Robinson, Jonathan Woodgate, Olivier Dacourt ou Robbie Fowler foram jogadores que fizeram parte da história do Leeds United de outros tempos, mas hoje em Elland Road mora aquele que é o "menino bonito" das bancadas desse mítico palco inglês: Ronaldo Vieira. Nascido no dia 19 de Julho de 1998, Ronaldo Vieira Nan, irmão de Romário Vieira que joga nos escalões de formação do histórico clube inglês, começou a despontar em clubes modestos, da zona algarvia, como o Imortal e o CB Portimão, mas foi nas camadas jovens do Benfica, em 2010/2011, que deu o "salto" para o Leeds United. E na formação do Benfica partilhou o balneário com Pedro Pereira (hoje no plantel encarnado treinado por Rui Vitória). Após sair do Benfica, sem sucesso, Ronaldo Vieira rumou a Inglaterra, onde escolheu representar o Leeds United, preterindo assim outros clubes como, por exemplo, Hull City, Barnsley ou o York City. 
Dono de um excelente sentido posicional, Ronaldo Vieira possui uma boa capacidade de passe, seja curto ou longo, é um futebolista muito forte fisicamente, contribuindo para isso os seus 1,80 metros de altura e os 75 quilos, apresenta uma boa capacidade de concentração dentro do campo e raramente dá um lance ou uma bola como perdidos. Nesta época futebolística, que agora terminou, Ronaldo Vieira foi uma peça fundamental no "xadrez tático" do técnico Garry Monk, participando em 38 jogos e apontando, apenas, 1 golo no Championship e conseguindo manter o Leeds United na luta pelo regresso à Premier League... que não veio a acontecer. O outro aspeto em Ronaldo Vieira é o facto do camisola 25 do Leeds United poder optar por jogar por três seleções: Guiné-Bissau, Inglaterra e Portugal. Seria bom que Portugal, no futuro, pudesse contar com o talento de Ronaldo Vieira, mas para isso é necessário que o jovem craque vá marcando presença também nos jogos da Seleção Sub-21, visto que é um jogador com um talento enorme e com o qual Rui Jorge pode sempre contar. 
Em suma, Ronaldo Vieira já mostrou que tem talento para jogar num campeonato mais competitivo, quem sabe a Premier League, mas por enquanto continua a passar muito despercebido aos olheiros dos clubes portugueses (principalmente) pois seria uma solução a ter em conta, por exemplo, para os Três Grandes" do nosso futebol português. Quem sabe se um dia, o Ronaldo Vieira não regressará a Portugal. Só o tempo o poderá dizer...                       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem comentar á vontade e cada um pode expressar a sua opinião, mas aviso já que não aceito comentários insultuosos contribuindo para o bom funcionamento da caixa de comentários e para debater opiniões sobre as notícias colocadas no blog.
Por fim, peço também aos "anónimos" que assinem o seu nome/nick no final dos seus comentários de modo a facilitar a comunicação entre os leitores e o autor do blog.