Avançar para o conteúdo principal

O que é feito de... Derlei

Resultado de imagem para derlei porto 

Foi um dos grandes avançados que passaram pelo futebol português e pelos Três Grandes, tendo vencido tudo que havia para vencer em Portugal, mais uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, sob a orientação de um jovem treinador chamado José Mourinho. Conhecido como Ninja, este avançado tinha uma excelente capacidade de finalização, era muito forte no jogo aéreo, apesar dos seus 1,75 metros de altura, era um jogador muito rápido e também muito móvel no ataque. Além de ter passado por Portugal, este futebolista passou também por Brasil e Rússia, mas nunca chegou a representar nem a Seleção do Brasil, nem de Portugal. O seu nome é Derlei. 


INÍCIO DA CARREIRA NO BRASIL
Nascido no dia 14 de Julho de 1975, na cidade brasileira de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, Vanderlei Fernandes Silva, mais conhecido por Derlei, começou a sua carreira como futebolista profissional, no longínquo ano de 1994, quando integrou a equipa principal do América-RN, onde privou com nomes, como, por exemplo, Bebeto, Mendonça ou Biro-Biro. Na sua passagem pela Arena das Dunas, Derlei participou em 56 jogos oficiais e marcou cerca de 26 golos, mas não venceu nenhum título desportivo. O avançado brasileiro permaneceu no Madureira durante três anos e meio (1994, 1995, 1996). 
A meio do ano de 1996, Derlei deixou o Madureira e assinou pelo Guarani, onde participou, apenas, em 5 jogos e não marcou qualquer golo. De seguida, em 1997, o avançado sul-americano ingressou no Grémio Mauaense, mas não fez nenhum jogo por essa modesta equipa. No ano a seguir, em 1998, Derlei regressou ao Guarani e, em duas épocas, o avançado brasileiro marcou participou em 20 partidas e marcou cerca de 7 golos, mas títulos nem vê-los. No ano de 1999, Derlei regressou ao seu Madureira, mas participou, apenas, 14 jogos e marcou uns escassos 4 golos.
Resultado de imagem para derlei leiria

ESTREIA EM LEIRIA E SUCESSO EUROPEU NO PORTO
Depois da passagem por vários clubes brasileiros, Derlei rumou até ao futebol português, na época de 1999/2000, onde assinou contrato com a União de Leiria e onde foi colega de equipa de nomes bem conhecidos dos adeptos portugueses como, por exemplo, Pedro Mingote, Bilro, Nuno Valente, João Paulo, Luís Vouzela, Petar Krpan ou Marçal, tendo sido treinado, na primeira época, por dois grandes treinadores: Vítor Pontes e Manuel José. Como jogador da União de Leiria, Derlei realizou 92 jogos oficiais e marcou cerca de 42 golos pelo conjunto leiriense, mas não venceu nenhum troféu. O goleador brasileiro ficou três épocas seguidas em Leiria (de 1999/2000 até 2001/2002).
Na época seguinte, em 2002/2003, Derlei deixou a cidade de Leiria e rumou até à Cidade Invicta, onde assinou pelo Futebol Clube do Porto e onde foi colega de equipa de grandes jogadores como, por exemplo, Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Paulinho Santos, Maniche, Jankauskas ou Hélder Postiga, tendo sido treinado, na primeira época no clube azul e branco, por um jovem treinador que começava a dar nas vistas: José Mourinho. Enquanto jogador do FC Porto, Derlei participou, oficialmente, em 92 jogos e apontou cerca de 39 golos, tendo conquistado 2 Primeiras Ligas portuguesas, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças de Portugal, 1 Liga Europa, 1 UEFA Champions League e 1 Taça Intercontinental. O avançado canarinho permaneceu no Estádio do Dragão durante três épocas e meia (de 2002/2003 até 2004/2005).

Resultado de imagem para derlei liga dos campeoes 

MUDANÇA PARA A RÚSSIA E NOVO REGRESSO A PORTUGAL
A meio do ano de 2005, e depois de ter ganho vários títulos pelo FC Porto, Derlei mudou-se para o futebol russo, onde acabou por assinar pelo histórico Dínamo de Moscovo. Na sua passagem pela Arena Khimki, Derlei partilhou o espaço do balneário com vários futebolistas como, por exemplo, Cícero, Maniche, Costinha, Luís Loureiro, Joseph Enakarhire, Nuno Espírito Santo ou Danny, tendo sido treinado, no primeiro ano na Rússia, por três técnicos diferentes: Yuriy Semin, Oleg Romantsev e Ivo Wortmann. Como jogador dos russos do Dínamo de Moscovo, Derlei participou em 41 jogos e marcou cerca de 20 golos em solo russo, mas não venceu nenhum título desportivo. O goleador brasileiro permaneceu na Rússia durante duas épocas e meia (2005, 2006). 
A meio da época de 2006/2007, Derlei regressou a Portugal, onde assinou pelo Sport Lisboa e Benfica, por empréstimo dos russos do Dínamo de Moscovo, e onde foi companheiro de equipa de vários nomes como, por exemplo, Moreira, Quim, Luisão, David Luiz, Petit, Diego Souza, Nuno Gomes, Simão Sabrosa ou Fabrizio Miccoli, tendo sido treinado pelo Engenheiro Fernando Santos. Ao serviço do clube da Luz, Derlei participou em 18 jogos oficiais e marcou, apenas, 1 golo (foi na última jornada do campeonato português, onde os três grandes ficaram separados por um ponto). 
Imagem relacionada

MUDANÇA PARA O OUTRO LADO DA 2ª CIRCULAR E ACABAR EM CASA
Na época seguinte, em 2007/2008, Derlei mudou-se para o Estádio de Alvalade, onde passou a representar o Sporting Clube de Portugal, e foi colega de equipa de grandes jogadores como, por exemplo, Rui Patrício, Anderson Polga, Miguel Veloso, João Moutinho, Adrien Silva, Marat Izmaylov ou Liedson, tendo sido orientado por Paulo Bento. Ao serviço do Sporting Clube de Portugal, Derlei marcou presença em 42 jogos oficiais e marcou cerca de 13 golos de leão ao peito, tendo conquistado 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças de Portugal. O veterano avançado brasileiro permaneceu em Alvalade durante duas épocas consecutivas (2007/2008, 2008/2009). 
Em 2009, Vanderlei Fernandes Silva regressou ao futebol brasileiro e assinou contrato com o Esporte Clube Vitória, onde foi colega de equipa de vários jogadores como, por exemplo, Leandrão, Nádson ou André Araújo, tendo sido treinado por três treinadores: Mauro Fernandes, Carpegiani e Vágner Mancini. Como jogador do EC Vitória, Derlei jogou, apenas, 1 jogo e marcou somente 1 golo por essa equipa brasileira. No ano seguinte, em 2010, Derlei regressou ao Madureira, clube onde havia sido muito feliz, e jogou, apenas, 3 jogos e marcou 1 golo, tendo acabado por encerrar a sua carreira de futebolista ao mais alto nível, coroada pelo sucesso que teve no futebol português. 

Resultado de imagem para derlei sporting         

Atualmente, com 42 anos de idade, Vanderlei Fernandes Silva, mais conhecido por Derlei, não desempenha qualquer cargo ligado ao desporto-rei. 


A FICHA

Nome: Vanderlei Fernandes Silva
Idade: 42 anos
Data de Nascimento: 14/07/1975
Local de Nascimento: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
Altura: 1,75m
Peso: 70 kg 
Posição: Ponta-de-Lança/Extremo-Esquerdo
Internacionalizações: Não tem.


TRAJETÓRIA

1994/1996: América-RN
1996/1998: Guarani
1996/1997: Grémio Mauaense 
1998/2010: Madureira
1999/2002: União de Leiria
2002/2005: FC Porto
2005/2006: Dínamo de Moscovo
2006/2007: SL Benfica
2007/2009: Sporting CP
2009/2010: EC Vitória


PALMARÉS

2 Ligas Portuguesas
2 Taças de Portugal
4 Supertaças de Portugal
1 UEFA Champions League
1 Liga Europa
1 Taça Intercontinental


EM AÇÃO
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é feito de... Jeffren Suárez

Chegou a ser considerado com uma das maiores jovens promessas que saíram da cantera de La Masía, mas nunca conseguiu mostrar a 100% todo o potencial que lhe era atribuído por todos os adeptos de futebol. Dono de uma boa capacidade de finalização, este jogador possui também uma boa capacidade de drible, tem uma capacidade técnica um pouco acima da média, tem um excelente poder de explosão a partir das alas e é um jogador bastante veloz, utilizando a sua velocidade para causar estragos nas equipas adversárias. Passou por Espanha e Portugal, mas faltou-lhe aquela estrelinha para poder vingar a 100% nos clubes por onde passou. O seu nome é Jeffren Suárez.

INÍCIO PROMETEDOR EM LA MASÍA Nascido no dia 20 de Janeiro de 1988, na cidade venezuelana de Ciudad Bolívar,Jeffren Isaac Suárez Bermúdez deu início à sua carreira de futebolista profissional, na época de 2004/2005, quando integrou as camadas jovens do Barcelona, privando com jovens craques como, por exemplo, Pedro Rodríguez. Na temporada…

Jubal na mira de alguns clubes portugueses

Tem qualidade para chegar a qualquer um dos três grandes? Desde que chegou ao futebol português, à duas temporadas, para jogar no Arouca, o defesa-central brasileiro evoluiu de forma muito positiva e, em Guimarães, tem sido um peça fundamental, quer para José Peseiro, quer para Pedro Martins, quando este passou pela Cidade-Berço.Ainda assim, não seria descabido se algum clube estrangeiro se antecipasse e viesse buscar este excelente jogador. 
De acordo com o jornal desportivo português O Jogo, Jubal Júnior, defesa-central brasileiro, de 24 anos de idade, que representa atualmente o Vitória de Guimarães, por empréstimo do Arouca, está a realizar uma temporada muito boa em Guimarães e o clube vimaranense poderá exercer a opção de compra do defesa canarinho. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, o Vitória de Guimarães pretende ficar com o jogador, em definitivo, e o clube vimaranense e o Arouca irão discutir uma eventual transferência para o Minho, tendo em conta que ex…

Festival de golos no Restelo dá em vitória para o Sporting

BELENENSES 3-4 SPORTING CP (Yebda 7', Licá 65' e Fredy 70' (GP); Bas Dost 12', Gelson Martins 16', Acuña 41' e Bruno Fernandes 80' (GP))
Hoje, no Estádio do Restelo, o Sporting Clube de Portugal derrotou o Belenenses, por 3-4, e colocou-se a três pontos do rival Benfica e mantém a distância para o Sporting de Braga de um ponto. O destaque desta partida vai, claramente, para a boa exibição das duas equipas, para a expulsão do Yebda e para as três grandes penalidades no jogo, bem como as duas assistências de Bruno Fernandes. 

GOLOS
7' - BELENENSES: Penalti marcado por Hassan Yebda - Na marcação de uma grande penalidade, a castigar um falta de Rui Patrício sobre Yazalde, o médio-defensivo argelino rematou a bola para o lado contrário do guarda-redes português e meteu a bola dentro da baliza leonina. Estava feito o 1-0 para o Belenenses. 

12' - SPORTING CP: Golo de Bas Dost - Na sequência de um excelente passe longo de Bruno Fernandes, o ponta-de-lança holan…