Avançar para o conteúdo principal

O Desaparecido: Clésio Baúque

Resultado de imagem para clesio bauque 

O Desaparecido é uma rúbrica semanal do blogue desportivo Galáxia Futebolística, onde será falado um futebolista que tenho sido apontado como grande jovem promessa, mas que nunca tenho conseguido mostrar todo o seu potencial ao mais alto nível.

Época 2015/2016. O Sport Lisboa e Benfica inicia uma nova época, sob a orientação de Rui Vitória, depois da saída de Jorge Jesus para o rival Sporting Clube de Portugal. Nessa época, Rui Vitória procedeu ao lançamento de grandes jogadores, vindos da formação encarnada, como, por exemplo, Ederson Moraes, Victor Lindelöf, Nélson Semedo e Renato Sanches. Mas se estes quatro jogadores foram preponderante na conquista do tricampeonato, em especial o jovem Renato Sanches, houve um jogador que, apenas, realizou uma partida pela equipa principal e nunca mais calçou a titular, nem no banco de suplentes. Falo, claro está, do moçambicano Clésio Baúque.

Resultado de imagem para clesio bauque 

Com passagem pelos escalões de formação dos moçambicanos do Ferroviário de Maputo, Clésio Baúque chegou ao Sport Lisboa e Benfica, na época de 2012/2013, onde integrou o escalão de Juniores A - Sub-19, juntamente com outros jogadores, como, por exemplo, Rochinha, Nadjack, Pedro Rebocho, Bruno Varela, Bernardo Silva ou Derlis González, e onde disputou 9 jogos, marcando, apenas, 2 golos. Na época seguinte, em 2013/2014, passou a integrar a Equipa B do clube da Luz, mas não participou em qualquer jogo oficial na Segunda Liga portuguesa, acabando por seguir viagem para o Estados Unidos da América, por empréstimo do Benfica, onde assinou pelo desconhecido Harrisburg City Islanders, onde participou em 20 partidas oficiais e onde marcou 5 golos em terras do Tio Sam

Resultado de imagem para clesio bauque harrisburg     

Na temporada de 2014/2015, Clésio Baúque regressou ao Benfica e integrou a novamente a Equipa B, nessa época, e desta vez jogou em 4 jogos oficiais e marcou 1 golo, na Liga de Honra; Na época seguinte, em 2015/2016, Clésio Baúque continuou pela Equipa B encarnada, onde jogou 9 jogos oficiais, mas não marcou nenhum no segundo escalão do futebol português; mas, a meio dessa época, Rui Vitória chama Clésio para a equipa principal e o moçambicano acaba por jogar a lateral-direito, num jogo frente ao Tondela, em Aveiro, a contar para o campeonato português. 
Após uma passagem muito fugaz pela equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Clésio Baúque ruma à Grécia, ainda na mesma época de 2015/2016, e por lá se mantém, onde é titular indiscutível do modesto Panetolikos (2015/2016: 7 jogos - 0 golos; 2016/2017: 25 jogos - 1 golo; 2017/2018: 24 jogos - 1 golo).

    
Aos 23 anos de idade, Clésio Baúque vai tardando em confirmar o talento que lhe visto nos relvados do Ferroviário de Maputo, em Moçambique, mas ainda vai a tempo de fazer uma carreira melhor se tive muita cabecinha. Porque o talento não é tudo no mundo do futebol; se não se tiver cabeça e juízo, o talento não valerá de nada. Um dia, talvez, possamos ver Clésio Baúque regressar e triunfar no futebol português.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jorge Jesus muito perto de ser o treinador do Al Hilal

Bom projeto para o ainda treinador do Sporting? Jorge Jesus, aos 63 anos de idade, está numa fase em que já não dá para treinar ao mais alto nível e que o melhor caminho é ir para um campeonato mais periférico onde possa engordar mais um pouco a sua carteira. No Al Hilal, o técnico português iria ter tranquilidade para desenvolver um trabalho com qualidade. 
De acordo com o site desportivo português zerozero.pt, Jorge Jesus, treinador português, que ainda é o técnico do Sporting Clube de Portugal, está muito perto de ser o próximo treinador do Al Hilal, clube que milita no principal campeonato da Arábia Saudita. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, face aos graves acontecimentos vividos na Academia de Alcochete, Jorge Jesus e os dirigentes do Al Hilal já terão chegado a um acordo em relação aos valores contratuais para a próxima temporada desportiva. Além de Jorge Jesus, Fabio Carille, treinador dos brasileiros do Corinthians, está também na mira do emblema saudita pa…

Marco Silva entre o Benfica e o Everton para a próxima época

Boa opção para o Benfica na próxima temporada? Rui Vitória continua ainda com algum estado de graça, devido aos títulos conquistados no passado, mas a fraca época de 2017/2018 poderá fazer com que o treinador ribatejano saia do emblema da Luz. Já o Everton procura um treinador capaz de colocar o clube nas provas europeias e que potencie os jogadores de grande qualidade que os Toffees possuem (Pickford, Baines, Funes Mori, Klaassen, Tosun ou Bolasie, por exemplo).  De acordo com o jornal desportivo português A Bola, o Sport Lisboa e Benfica e o Everton estão interessados em garantir Marco Silva, treinador português, de 40 anos de idade, que orientou o Watford, na primeira metade da época na Premier League. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, Luís Filipe Vieira, presidente do clube encarnado, quer afastar Rui Vitória do banco das águias, na próxima época, enquanto que o Everton procura um sucessor para o experiente técnico inglês Sam Allardyce, que deixou o clube sei…

Desportivo das Aves não vai à Liga Europa

O Desportivo das Aves merecia ter a sua estreia nas provas europeias, mas as leis são para cumprir: sem licenciamento não há presença na Liga Europa. De quem é a culpa? Da Federação Portuguesa de Futebol? Ou da Direção do clube avense? Esta mini-polémica está longe de estar terminada.   
De acordo com o site desportivo português MaisFutebol, o Desportivo das Aves não vai marcar presença na próxima edição da Liga Europa, depois de ter derrotado o Sporting Clube de Portugal na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, a ausência do clube da Vila das Aves das competições europeias deve-se ao facto de o Desportivo das Aves não ter efetuado a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol para a obtenção do licenciamento necessário para participar nas provas da UEFA. Ainda assim, Luiz Andrade, presidente do clube do concelho de Santo Tirso, já desmentiu tais afirmações e deu como garantido que o licenciamento foi feito e que só …