Avançar para o conteúdo principal

O que é feito de... Pavel Nedved

Resultado de imagem para pavel nedved 

Considerado como o Melhor Jogador do Mundo, em 2003, pela revista francesa France Football, este jogador foi um dos melhores jogadores checos e um daqueles que fazia levantar qualquer adepto num estádio de futebol. Dono de uma excelente capacidade de finalização, ao nível dos melhores de sempre, este craque tinha uma excelente capacidade de passe e um espírito de liderança dentro das quatro linhas. Passou por um grande clube no seu país natal (Sparta de Praga) e por dois clubes enormes no futebol italiano (Lazio e Juventus). O seu nome é Pavel Nedved. 

INÍCIO DA CARREIRA NA REPÚBLICA CHECA
Nascido no dia 30 de Agosto de 1972, na cidade checa de Cheb, na República Checa, Pavel Nedved começou a sua carreira no modesto clube FK Dukla Dejvice na longínqua temporada de 1991/1992, onde deu nas vistas. Por esse modesto clube, Nedved jogou 19 jogos oficiais e marcou, apenas, 3 golos, mas não venceu qualquer título desportivo. 
Depois de dar nas vistas pelo FK Dukla Dejvice, Pavel Nedved assinou contrato com o histórico Sparta de Praga, na época de 1992/1993, privando com vários jogadores, como, por exemplo, Jozef Chovanec, Michal Bílek, Vladimir Weiss (pai de Vladimir Weiss) ou Michal Hornák. Ao serviço do Sparta de Praga, Pavel Nedved participou em 122 jogos oficiais e marcou cerca de 28 golos, conquistando 1 Liga da Checoslováquia, 2 Ligas Checas e 1 Taça da República Checa. Nedved permaneceu, em Praga, durante quatro temporadas consecutivas (de 1992/1993 até 1995/1996). 

Resultado de imagem para pavel nedved sparta   

CHEGADA À CAPITAL ITALIANA
Depois de dar nas vistas com a camisola do Sparta de Praga, Pavel Nedved rumou até Itália, na época de 1996/1997, onde assinou pela Lazio de Roma e onde partilhou o balneário com grandes jogadores de futebol, como, por exemplo, Stefano Sorrentino, Alessandro Nesta, Giuseppe Favalli ou Carlo Cudicini, tendo sido treinado, na primeira época em Roma, por dois técnicos: o italiano Dino Zoff e o checo Zdenek Zeman. Como jogador da Lazio de Roma, Pavel Nedved marcou presença em 207 jogos oficiais e marcou cerca de 51 golos, tendo conquistado 1 Serie A, 2 Taças de Itália, 2 Supertaças, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça das Taças. Na capital italiana, Nedved permaneceu durante cinco temporadas consecutivas (de 1996/1997 até 2000/2001). 

Resultado de imagem para pavel nedved lazio 

ÍDOLO EM TURIM 
Após cinco temporadas a defender as cores e o emblema da Lazio de Roma, Pavel Nedved deixou a capital italiana e rumou até à cidade de Turim, na época de 2001/2002, para assinar pela Juventus. Na passagem pelo velhinho Stadio delle Alpi, Pavel Nedved partilhou o balneário com outras grandes lendas do futebol bianconero, como, por exemplo, Gianluigi Buffon, Igor Tudor, Lilian Thuram, Antonio Conte, Gianluca Zambrotta, Edgar Davids, Alessandro del Piero, David Trezeguet ou Marcelo Salas, tendo sido treinado, na primeira época, por Marcello Lippi. Como jogador da Vecchia Signora, Pavel Nedved participou em 326 jogos oficiais e marcou cerca de 65 golos, tendo ajudado a conquistar 2 Serie A, 2 Taças de Itália e 1 Serie B e tornou-se num ídolo na cidade de Turim. Pavel Nedved permaneceu na Juventus durante oito temporadas seguidas (de 2001/2002 até 2008/2009) e no final dessa temporada de 2008/2009, o internacional checo colocou um ponto final na sua carreira de futebolista profissional, sem nunca ter conquistado uma UEFA Champions League. 

Resultado de imagem para pavel nedved juventus       

QUASE 100 JOGOS PELA SELEÇÃO DA REPÚBLICA CHECA
Como jogador da Seleção da República Checa (antiga Checoslováquia), Pavel Nedved registou 92 internacionalizações e marcou cerca de 18 golos, tendo ficado muito perto de atingir a marcar histórica das 100 internacionalizações pela sua seleção. Ao serviço da República Checa, Nedved participou em grandes provas de seleções, como, por exemplo, o Campeonato da Europa de 1996 (Inglaterra), de 2000 (Bélgica/Holanda) e de 2004 (Portugal), o Campeonato do Mundo de 2006 (Alemanha) e a Taça das Confederações de 1997 (França). Pelas seleções jovens do seu país, Nedved marcou presença no Europeu de Sub-21 de 1994, que se realizou em França. 

Resultado de imagem para pavel nedved czech republic 

Atualmente, com 45 anos de idade, Pavel Nedved é o Diretor-Desportivo e o Conselheiro da Administração da Juventus, depois de ter sido treinador-adjunto na Vecchia Signora durante época de 2009/2010. 


A FICHA

Nome: Pavel Nedved
Idade: 45 anos
Data de Nascimento: 30/08/1972
Local de Nascimento: Cheb, República Checa
Altura: 1,77m
Peso: 69 kg
Posição: Médio-Ofensivo/Esquerdo
Internacionalizações: 92 jogos - 18 golos


TRAJETÓRIA

1991/1992: FK Dukla Dejvice
1992/1996: Sparta de Praga
1996/2001: Lazio 
2001/2009: Juventus 


PALMARÉS

1 Liga da Checoslováquia
2 Ligas da República Checa
1 Taça da República Checa
3 Serie A
1 Serie B
2 Taças de Itália
4 Supertaças de Itália
1 Supertaça Europeia
1 Taça das Taças


EM AÇÃO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jorge Jesus muito perto de ser o treinador do Al Hilal

Bom projeto para o ainda treinador do Sporting? Jorge Jesus, aos 63 anos de idade, está numa fase em que já não dá para treinar ao mais alto nível e que o melhor caminho é ir para um campeonato mais periférico onde possa engordar mais um pouco a sua carteira. No Al Hilal, o técnico português iria ter tranquilidade para desenvolver um trabalho com qualidade. 
De acordo com o site desportivo português zerozero.pt, Jorge Jesus, treinador português, que ainda é o técnico do Sporting Clube de Portugal, está muito perto de ser o próximo treinador do Al Hilal, clube que milita no principal campeonato da Arábia Saudita. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, face aos graves acontecimentos vividos na Academia de Alcochete, Jorge Jesus e os dirigentes do Al Hilal já terão chegado a um acordo em relação aos valores contratuais para a próxima temporada desportiva. Além de Jorge Jesus, Fabio Carille, treinador dos brasileiros do Corinthians, está também na mira do emblema saudita pa…

Marco Silva entre o Benfica e o Everton para a próxima época

Boa opção para o Benfica na próxima temporada? Rui Vitória continua ainda com algum estado de graça, devido aos títulos conquistados no passado, mas a fraca época de 2017/2018 poderá fazer com que o treinador ribatejano saia do emblema da Luz. Já o Everton procura um treinador capaz de colocar o clube nas provas europeias e que potencie os jogadores de grande qualidade que os Toffees possuem (Pickford, Baines, Funes Mori, Klaassen, Tosun ou Bolasie, por exemplo).  De acordo com o jornal desportivo português A Bola, o Sport Lisboa e Benfica e o Everton estão interessados em garantir Marco Silva, treinador português, de 40 anos de idade, que orientou o Watford, na primeira metade da época na Premier League. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, Luís Filipe Vieira, presidente do clube encarnado, quer afastar Rui Vitória do banco das águias, na próxima época, enquanto que o Everton procura um sucessor para o experiente técnico inglês Sam Allardyce, que deixou o clube sei…

Desportivo das Aves não vai à Liga Europa

O Desportivo das Aves merecia ter a sua estreia nas provas europeias, mas as leis são para cumprir: sem licenciamento não há presença na Liga Europa. De quem é a culpa? Da Federação Portuguesa de Futebol? Ou da Direção do clube avense? Esta mini-polémica está longe de estar terminada.   
De acordo com o site desportivo português MaisFutebol, o Desportivo das Aves não vai marcar presença na próxima edição da Liga Europa, depois de ter derrotado o Sporting Clube de Portugal na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, a ausência do clube da Vila das Aves das competições europeias deve-se ao facto de o Desportivo das Aves não ter efetuado a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol para a obtenção do licenciamento necessário para participar nas provas da UEFA. Ainda assim, Luiz Andrade, presidente do clube do concelho de Santo Tirso, já desmentiu tais afirmações e deu como garantido que o licenciamento foi feito e que só …