Avançar para o conteúdo principal

Scouting: André Simões

Resultado de imagem para andré simões aek 

Scouting é uma rúbrica semanal do blogue desportivo Galáxia Futebolística, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam fora dos grandes campeonatos europeus, independentemente da sua idade e equipa que representam.

Este fim-de-semana que passou o AEK de Atenas derrotou, por 2-0, a equipa do modesto Levadiakos FC (onde joga o guineense Jordão Diogo, que já passou pelo Vitória de Setúbal) e conquistou o título de campeão nacional que já lhe fugia desde a época de 1993/1994 - onde acabou por tricampeão grego. Para a conquista deste título de campeão grego muito contribuíram jogadores de grande qualidade, como, por exemplo, Hélder Lopes, Rodrigo Galo, Chygrynskiy, Masoud Shojaei ou Marko Livaja. Ainda assim houve um jogador que se assumiu como o grande líder da equipa amarela e preta, desde que chegou a Atenas na temporada de 2015/2016. O seu nome é André Simões.  

Resultado de imagem para andre simoes santa clara 

Com passagem pelos escalões de formação do Futebol Clube do Porto, Padroense e Leixões, André Luís Gomes Simões regressou ao Padroense, na época de 2009/2010, e permaneceu durante duas épocas nesse emblema da Associação de Futebol do Porto. Em duas épocas, no Estádio do Padroense FC, André Simões acabou por jogar em 5 jogos oficiais e marcou 3 golos por esse clube da Zona Norte do país. Depois de dar nas vistas no modesto Padroense, o médio-centro português viajou para o arquipélago dos Açores e assinou pelo Santa Clara, onde esteve, novamente, durante duas épocas (e onde jogou com vários jogadores, como, por exemplo, Nélson Lenho, Minhoca, Alex, Valdinho ou Paulo Grilo). Nas duas épocas em que esteve no emblema da ilha de São Miguel, André Simões participou, na totalidade, em 82 jogo oficiais, marcando 3 golos pelo Santa Clara (2011/2012: 36 jogos - 1 golo; 2012/2013: 46 jogos - 2 golos).    


Após duas épocas ao mais alto nível ao serviço do Santa Clara, na Segunda Liga portuguesa e onde mostrou qualidade para chegar à Primeira Liga, André Simões continuou pela 2ª Liga, mas ao serviço do Moreirense, acabando por ajudar o clube de Moreira de Cónegos a regressar à Liga NOS (nos axadrezados verdes jogou com vários jogadores, como, por exemplo, Stéphane Madeira, Florent Hanin, Tarcísio ou Frédéric Mendy). Nas duas épocas em que esteve no Estádio Comentador Joaquim de Almeida Freitas, quer na 2ª Liga, quer na Liga NOS, André Simões jogou, na totalidade, em 73 jogos oficiais e marcou 8 golos pelo Moreirense (2013/2014: 36 jogos - 2 golos; 2014/2015: 37 jogos - 6 golos). Na época seguinte, em 2015/2016, André Simões saiu, pela primeira vez, para o estrangeiro e assinou contrato com o AEK de Atenas e, em três épocas, tem disputado, até ao momento, 98 jogos oficiais e marcou, para já, 3 golos pelo emblema helénico da capital da Grécia (2015/2016: 33 jogos - 0 golos; 2016/2017: 33 jogos - 1 golo; 2017/2018: 32 jogos - 2 golos). 
Aos 28 anos de idade, André Simões já é uma das grandes figuras do AEK de Atenas, onde ajudou a quebrar a hegemonia do Olympiacos, mas continua com qualidade mais que suficiente para, um dia, regressar a Portugal, quem sabe, para jogar num dos três candidatos ao título. E Seleção Nacional ganha, assim, mais uma excelente opção para o meio-campo.       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jorge Jesus muito perto de ser o treinador do Al Hilal

Bom projeto para o ainda treinador do Sporting? Jorge Jesus, aos 63 anos de idade, está numa fase em que já não dá para treinar ao mais alto nível e que o melhor caminho é ir para um campeonato mais periférico onde possa engordar mais um pouco a sua carteira. No Al Hilal, o técnico português iria ter tranquilidade para desenvolver um trabalho com qualidade. 
De acordo com o site desportivo português zerozero.pt, Jorge Jesus, treinador português, que ainda é o técnico do Sporting Clube de Portugal, está muito perto de ser o próximo treinador do Al Hilal, clube que milita no principal campeonato da Arábia Saudita. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, face aos graves acontecimentos vividos na Academia de Alcochete, Jorge Jesus e os dirigentes do Al Hilal já terão chegado a um acordo em relação aos valores contratuais para a próxima temporada desportiva. Além de Jorge Jesus, Fabio Carille, treinador dos brasileiros do Corinthians, está também na mira do emblema saudita pa…

Marco Silva entre o Benfica e o Everton para a próxima época

Boa opção para o Benfica na próxima temporada? Rui Vitória continua ainda com algum estado de graça, devido aos títulos conquistados no passado, mas a fraca época de 2017/2018 poderá fazer com que o treinador ribatejano saia do emblema da Luz. Já o Everton procura um treinador capaz de colocar o clube nas provas europeias e que potencie os jogadores de grande qualidade que os Toffees possuem (Pickford, Baines, Funes Mori, Klaassen, Tosun ou Bolasie, por exemplo).  De acordo com o jornal desportivo português A Bola, o Sport Lisboa e Benfica e o Everton estão interessados em garantir Marco Silva, treinador português, de 40 anos de idade, que orientou o Watford, na primeira metade da época na Premier League. Ainda de acordo com o mesmo diário desportivo nacional, Luís Filipe Vieira, presidente do clube encarnado, quer afastar Rui Vitória do banco das águias, na próxima época, enquanto que o Everton procura um sucessor para o experiente técnico inglês Sam Allardyce, que deixou o clube sei…

Desportivo das Aves não vai à Liga Europa

O Desportivo das Aves merecia ter a sua estreia nas provas europeias, mas as leis são para cumprir: sem licenciamento não há presença na Liga Europa. De quem é a culpa? Da Federação Portuguesa de Futebol? Ou da Direção do clube avense? Esta mini-polémica está longe de estar terminada.   
De acordo com o site desportivo português MaisFutebol, o Desportivo das Aves não vai marcar presença na próxima edição da Liga Europa, depois de ter derrotado o Sporting Clube de Portugal na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. Ainda de acordo com o mesmo site desportivo nacional, a ausência do clube da Vila das Aves das competições europeias deve-se ao facto de o Desportivo das Aves não ter efetuado a sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol para a obtenção do licenciamento necessário para participar nas provas da UEFA. Ainda assim, Luiz Andrade, presidente do clube do concelho de Santo Tirso, já desmentiu tais afirmações e deu como garantido que o licenciamento foi feito e que só …